Sônia Garcia Nascimento Psicóloga

PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL: atendimento especializado no tratamento da DEPRESSÃO, que não tem tempo para passar. Pode durar dias, semanas, meses ou anos. A pessoa em crise, após superar o transtorno mental, também pode, a qualquer momento, experimentar novos episódios da depressão. Na maioria das vezes, o tratamento para depressão é feito combinando psicoterapia, por meio de psicólogos(as) e psiquiatria. Sônia Garcia Nascimento psicoterapeuta de adolescentes adultos e casais

CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA E UROLOGIA

Obrigado por visitar o nosso site PARCEIROS DA SAÚDE NA PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL. Estamos imbuídos da vontade de ajudar a todos aqueles que estiverem necessitando de um tratamento ou até mesmo de conhecimentos sobre os seus sintomas para tomarem uma decisão acertada.

A seguir todos os visitantes do site PARCEIROS DA SAÚDE NA PSICOTERAPIA COMPORTAMENTAL encontrarão as mais diversas, completas e complexas informações abordando a saúde, pois o site e a psicóloga se disponibilizarão a atender todos aqueles que queiram promover uma melhora na qualidade de suas vidas, dentro das suas próprias necessidades. Sônia Garcia Nascimento, psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais se desdobrará para fazer com que os clientes entendam que na psicoterapia comportamental as relações e interações do indivíduo com o ambiente podem gerar consequências que não serão saudáveis/funcionais/prazerosas para ele, diante de tal revelação será importantíssimo modificar relações existenciais.

Caberá à psicóloga o papel de se disponibilizar para oferecer suporte qualificado para que os futuros e possíveis clientes encontrem novos modos de compreender e agir sobre o seu mundo físico, social e pessoal em que ele esteja inserido, para que possa aumentar sua qualidade de vida, ao ponto de quebrar os padrões de comportamento que provocam o seu próprio sofrimento.

O que é Depressão?

A depressão (CID 10 - F33) é um distúrbio que gera uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e oscilações de humor que podem acabar em pensamentos suicidas.

Por isso, a depressão precisa de um acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado.

A depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas de todas as idades no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a estimativa é que 5,8% da população seja afetada pela doença.

EFETIVAÇÃO DO TRATAMENTO:

A depressão é uma doença incapacitante que atinge por volta de 350 milhões de pessoas no mundo. Os quadros variam de intensidade e duração e podem ser classificados em três diferentes graus: leves, moderados e graves.

Existem fatores genéticos envolvidos nos casos de depressão, doença que pode ser provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro. Entretanto, nem todas as pessoas com predisposição genética reagem do mesmo modo diante de fatores que funcionam como gatilho para as crises: acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas (exemplo: hipotireoidismo), consumo de drogas lícitas (exemplo: álcool) e ilícitas (exemplo: cocaína), certos tipos de medicamentos (exemplo: as anfetaminas).

Mulheres parecem ser mais vulneráveis aos estados depressivos em virtude da oscilação hormonal a que estão expostas principalmente no período fértil.

Depressão é uma doença que exige acompanhamento sistemático. Considerando que ela se apresenta com reflexo negativo sobre a vida afetiva, familiar e profissional e em sociedade. Nos quadros leves e mesmo nos mais graves eles costumam responder bem ao tratamento psicoterápico.

Há evidências de que a atividade física associada aos tratamentos farmacológicos e psicoterápicos representa um recurso importante para reverter o quadro de depressão.

Sônia Garcia Nascimento CRP 01775 (psicóloga) acredita que a importância da qualidade de vida dos pacientes está em primeiro plano relacionado com o grau de necessidades dos próprios pacientes.

Por este motivo os pacientes receberão o mais completo dos atendimentos, pois a psicoterapeuta sempre levará em consideração o aspecto emocional.

SÔNIA GARCIA NASCIMENTO é psicóloga clínica, possui formação e especialização pela UFPA. Atendimento de adolescentes, adultos e casais. E a sua abordagem se pauta em parte nestes parâmetros do conhecimento da psicologia como seguem:

OBJETIVOS ESPECÍFICOS : gerar qualidade de vida através da saúde física e psicológica que é necessária para a satisfação pessoal e realização profissional.

OBSERVAÇÃO : qualquer reação do organismo são apenas SINTOMAS, inclusive as DISFUNÇÕES SEXUAIS devemos sempre buscar as CAUSAS, para que possamos evitar as recidivas.

MEDO DO MEDO (síndrome do pânico)

SINTOMAS: coração acelerado, dor no peito, formigamento, náusea, falta de ar, tremor, vertigens, medo de morrer e sensação de perda de controle ou de estar enlouquecendo.

ANSIEDADE GENERALIZADA:

SINTOMAS : excesso de pensamentos negativos, irritabilidade, cansaço inexplicável, dificuldade para dormir, dores de cabeça, tensão muscular, tremores e suor abundante.

ESTRESSE PATOLÓGICO:        

SINTOMA :

Estresse agudo : tensão muscular, dor no peito, aumento da frequência cardíaca, irritabilidade, sudorese e ansiedade aguda.

Estresse crônico : descarga contínua de adrenalina provoca irritabilidade, cansaço (desgaste generalizado), sensação de incompetência, inabilidade para tomar decisões, lapsos de memória, depressão (hipersensibilidade excessiva), vontade de fugir de tudo, úlceras gástricas, aumento da pressão arterial, herpes, infarto derrame cerebral (AVC), etc.

NÃO TOLERÂNCIA A FRUSTRAÇÃO:

SINTOMAS: raiva constante, agressividade física e ou verbal, perda da compostura em público, vontade de bater em pessoas e quebrar objetos, etc.

DEPRESSÃO: 

SINTOMAS: perda de energia, humor deprimido, dificuldade de concentração, alterações do apetite e do sono, lentidão das atividades físicas e mentais, sentimento de culpa, de fracasso, de pessimismo, dificuldade de tomar decisões, irritabilidade, impaciência, inquietação, chorar à toa, desesperança, perda do desejo sexual, vontade de morrer, etc.

TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)

SINTOMAS OBSESSIVOS: ideias, pensamentos e impulsos persistentes que causam ansiedade e sofrimentos (Exemplo: medo de ser contaminado, etc.).              

SINTOMAS COMPULSIVOS: comportamentos repetitivos e ritualizados (Exemplo: lavar as mãos, etc.).

ADOLESCÊNCIA:

PROBLEMA OU SOLUÇÃO?

O ser humano é constituído por uma sequência complexa de fases do ciclo evolutivo: infância, adolescência, maturidade e senescência.

A adolescência é sem dúvida a mais turbulenta dessas fases. Nesse período ocorrem as mudanças físicas que são as manifestações do corpo de menino e menina para o de homem ou mulher adulta. Ocorrem também as mudanças psicológicas na busca de uma identidade própria, em busca de sentidos e significados do mundo que o rodeia e também de sua própria existência. Pois o ser humano não se define apenas por seu desenvolvimento individual, mas também por todo o conjunto de suas relações: a família, a escola, a sociedade, etc.

TIPOS DE ADOLESCÊNCIA:

Interrompida: regras rígidas        

Sem limites: regras frouxas

Petrificada: regras confusas

CONFLITOS NA ADOLESCÊNCIA:

CRISE DE IDENTIDADE: está relacionada com os vínculos afetivos.

CRISE DE AUTORIDADE: atitude passiva e/ou agressiva de rebeldia e confronto com tudo que implique autoridade.

CRISE SEXUAL: identidade sexual e resposta sexual.


SÔNIA GARCIA DO NASCIMENTO CRP 01775 é psicóloga clínica, possui formação e especialização pela UFPA. Atendimento de adolescentes, adultos e casais.

ESPECIALIDADES:

Psicoterapia adulto e infantil;

Terapia de casal;

Depressão;

Ansiedade generalizada;

Síndrome do Pânico;

Transtornos do humor

Transtorno obsessivo compulsivo;

Estresse pós-traumático;

Fobia Social;

Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade;

Atendimento especializado nas disfunções sexuais no homem e na mulher.

FORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO: Curso de Psicologia Comportamental

FORMAÇÃO: Psicóloga

INSTITUIÇÃO: UFPA – Universidade Federal do Pará

Mês/Ano de Conclusão: ABRIL / 2003.

GRADUAÇÃO:

CURSO: Bacharelado em Psicologia.

INSTITUIÇÃO: UFPA – Universidade Federal do Pará

Mês/Ano de Conclusão: ABRIL / 2003.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

I. PSICOLOGIA CLÍNICA: NATUREZA DA ATIVIDADE: Psicoterapia (adolescentes, adultos e casais).

LOCAL: Centro de Consultórios

ENDEREÇO: Travessa Três de Maio, nº. 2411 – Cremação.

Fone: 8216 – 5437 / 9115 – 3975

PERÍODO: junho de 2003 até junho de 2011.

LOCAL: Consultório Particular.

ENDEREÇO: travessa Quintino Bocaiúva, nº. 807 – Reduto.

Fone: / 9115 – 3975

LOCAL: Clínica Endo-Urológica do Pará

ENDEREÇO: Rua Arcipreste Manoel Teodoro, nº. 134

Fone: (91) 3222 – 4894 / 9115 – 3975 / 8216 – 5437.

PERÍODO: de 2005 até a presente data.

ATIVIDADES ACADÊMICAS:

I. Estágio Curricular

LOCAL: Centro de Consultórios – travessa Três de Maio, nº. 2411 – Cremação.

NATUREZA DA ATIVIDADE: Estágio Anual Teórico Prático de Urologia Aplicada à Psicologia (atendimento especializado nas disfunções sexuais no homem e na mulher).

PERÍODO: 2003 / 2004.

II. Estágio Curricular

LOCAL: Clinica de Psicologia UFPA – Belém – PA.

ENDEREÇO: Rua Augusto Corrêa, nº. 01, Setor I Básico, Guamá.

NATUREZA DA ATIVIDADE: Estágio supervisionado em psicologia clínica.

PERÍODO: 2001 / 2003.

III. Estágio Curricular

LOCAL: Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS).

ENDEREÇO: Rua Augusto Corrêa, nº. 01, Setor IV Saúde, Guamá.

NATUREZA DA ATIVIDADE: Estágio supervisionado em psicologia clínica.

PERÍODO: 2001 / 2003.

Endereço de atendimento do consultório de psicologia e urologia

Psicologia e urologia em Belém, PARCEIROS DA SAÚDE, Sônia Garcia Nascimento, psicoterapeuta de adolescentes, adultos e casais, e o PARCEIRO Raimundo Pinheiro Abdon, médico urologista que trata da saúde masculina