Parceiros da saúde
Psicologia & Urologia no tratamentos das disfunções sexuais
CLÍNICA ENDO-UROLÓGICA DO PARÁ: Urologia & Psicologia em Belém na medida certa
   Casa      Disfunção sexual atendimento especializado
Disfunções Sexuais atendimento especializado

A Psicologia em si está apta a disponibilizar especificamente na área da Psicologia Comportamental parceria para tratamento na área de disfunção sexual, nos pacientes com disfunção erétil (DE) e Ejaculação Precoce (EP), como também suporte psicológico a pacientes com neoplasia maligna.

Com quatro anos de experiência na área da sexualidade, pude observar que as disfunções sexuais (sintomas) são apenas a ponta do “iceberg”. Essas observações me permitem concluir que além do tratamento medicamentoso, outro aspecto se faz necessário como a psicoterapia que envolve a compreensão da dinâmica emocional do indivíduo e um processo de recondicionamento psicológico.


Atualmente não cabe mais uma visão unilateral da discussão sexual, psicoterapia e farmacoterapia são coadjuvantes no processo. A droga ataca a sintomalogia de maneira mais imediata (ereção peniana), enquanto a psicoterapia aborda os fatores vulneráveis (emoções), evitando que a disfunção erétil tenha recidiva.


Assim, o controle do quadro clínico do paciente com integração dos conhecimentos clínicos promoverá desenvolvimento de recursos que lhe permitam compreender e lidar com conflitos da vida, com menos: ansiedade, stress, medo e tolerância à frustração.

A realidade é objetiva, mas a percepção da realidade é, e sempre será subjetiva. Por esta razão é que cada caso é um caso, embora a mesma medicação seja prescrita para pessoas diferentes. O efeito sempre terá um resultado idiossincrático.


Dado o exposto acredito que a integração desses conhecimentos se dará pela sua eficácia, através da manifestação dos resultados imediatos pela aquisição dos medicamentos, além disso, pela notoriedade explícita dos impactos sociais, pela melhor qualidade de vida dos indivíduos e por intermédio do alto controle das emoções e aumento da autoestima.